Foto: Renan Mattos (Diário)
Começaram, nesta terça-feira, as obras de recuperação do asfalto na Rua Castro Alves no Bairro Perpétuo Socorro. A via é uma das contempladas pelo Plano de Recuperação de Pavimentação da prefeitura de Santa Maria e deve ficar pronta em até 30 dias.
O trabalho acontece em seis quadras, entre as ruas Sete de Setembro e Silvio Romero. O investimento é de R$ 82.856,10. A empresa Cotrel Terraplanagem e Pavimentações Eirele, responsável pela obra, fará a fresagem (raspagem do asfalto antigo) e o asfaltamento de toda a extensão da rua.
A buraqueira, que é uma das principais reclamações de moradores do bairro, já deu prejuízos a motoristas que tiveram pneus furados e até mesmo aos proprietários de estabelecimentos comerciais da região.
- Pelo menos desde o começo do ano, diminuiu em cerca de 30% o movimento aqui porque o pessoal deixou de passar pela rua e, consequentemente, deixa de ver o estabelecimento. A nossa esperança é que melhore depois que as obras acabarem - relata Júlio César Ambrós da Rosa, 43 anos, dono de uma agropecuária.
Conforme a professora Amélia da Rosa, 59 anos, que mora há mais de 40 anos na Rua Castro Alves, a via nunca esteve em um estado tão ruim:
- Volta e meia os carros caem e estragam aqui na frente porque tem muito buraco. Para gente sair é horrível, em dia de chuva só piora - relata a moradora.
De acordo com a prefeitura, o trânsito deve ficar em meia-pista até a conclusão das obras e o itinerário dos ônibus não devem sofrer alterações.
PLANO DE RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO
Além da Rua Castro Alves, o Plano de recuperação de Pavimentação já revitalizou as avenidas Walter Jobim, Nossa Senhora das Dores e Rio Branco e nas ruas Ernesto Beck e Demétrio Ribeiro. Estão em andamento as obras na Avenida João Luiz Pozzobon. Na Rua José Barachini, Avenida Victorino da Cás, Travessa Adão Comassetto e trevo do conjunto dos condomínios Moradas e Moradas Clube, foi realizada a recomposição asfáltica.
Ruas não pavimentadas, como a Estrada de Três Barras, a Rua Antônio Gonçalves do Amaral e a Rua João Franciscatto, também receberam obras inclusas no plano. Em Santa Flora há obras de recuperação na estrada principal.